Tesis sobre weblogs y periodismo

Un interesante recurso para todos los interesados en el tema de la blogosfera, Artur Vasconcellos Araujo ha puesto a disposición del público su tesis de master titulada Weblog e Jornalismo: os casos de no mínimo Weblog e observatório da imprensa (bloi).

Esta investigación realizada para la Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo) nos da una panorama sobre el mundo blogger y la forma en que es aprovechado por el periodismo. Posiblemente sea una de las primeras investigaciones serias realizadas en latinoamérica.

A continuación la reseña sobre el material:

Esta dissertação de mestrado é uma pesquisa sobre o weblog e a forma com que empresas jornalísticas utilizam-no.

Empreendemos um exame histórico e etimológico para conhecer esse conceito de página de hipertexto, assim como procuramos encontrar convergências entre as duas formas.

Nesse sentido buscamos, no teor polissêmico do blog, as acepções confluentes, constatando o uso mais freqüente como coluna, principalmente na forma de digesto. Em seguida observamos, nos exemplos disponíveis da imprensa brasileira, aqueles títulos que avaliassem, por meio da crítica de mídia, o sentido e a ação do fazer jornalístico, optando pelo exame detalhado dos enunciados de duas publicações: o Blog do Observatório da Imprensa (Bloi) e o No Mínimo Weblog, empreendendo tanto uma avaliação quantitativa da produção, disponível no Anexo A, quanto uma investigação hermenêutica por meio da Análise do Discurso.

Para familiarizar aqueles que desconhecem os conceitos dessa disciplina, foi incluído um glossário. Na apuração dos resultados concluímos que as publicações, ao escolher o jornalismo como protagonista de suas narrativas, valorizam a atividade e remetem, na tessitura argumentativa, à tradição do fazer jornalístico.

La tesis puede ser descargada en formato PDF desde la web de la Universidade de São Paulo

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *